ESPECIAL – Cafe At Home ★ 2 anos de iKON Brazil 「NO LIMIT GON’ TOUCH THE SKY – Journey」

2 de agosto 2015 Sem categoria Por Igor

tumblr_static_8y3u5yhol2ko88ggckw8w84gwPuxa a cadeira, pega teu capuccino, e senta que lá vem história! SI-NO-SI-JAK!

É galera, acompanhar ou começar a acompanhar um grupo não debutado de dois anos, não é fácil não. São várias histórias, altos e baixos, facts, encrencas e tudo que se tem direto para um grupo debutado – Só que iKON ainda não debutou. Wow! É complicado até pra gente da iKON Brazil, que vive no meio dessa confusão toda. Vocês acham que é brincadeira fansub, traduções, correr atrás de infos, se preocupar com a estética da fanpage, site, twitter, youtube… E as temíveis perguntas?! SIM! Nós as vezes ficamos com receio de não poder responder vocês adequadamente ou não ter a resposta. Afinal, somos a referência de vocês no BRASIL! E por vocês(e pelos garotos é claro), que estamos nós esforçando há 2 anos. SIM! Completamos dois anos de vida na sexta-feira, dia 31/07. A história da fanbase, boa parte da galera já sabe, e se não sabe, pode conferir um resumo aqui.

tumblr_nihg4lxd2I1u3agkno1_1280

KIM HANBIN, líder e rapper do iKON.

Mas vamos ao que interessa: Vocês pediram, e nós fizemos. Um especial sobre o primerio reality que deu origem ao grupo, o ‘WIN: Who is Next?’ Reunimos tudo que temos em nosso “acervo” (1) (2) (3). Então a coluna será muito rica em informações, cheia de links, vídeos, fotos! Esperamos que vocês aproveitem muito todo esse conteúdo, porque deu trabalho! (Ha, ha, ha!) Isso tudo para e por vocês!

Então… Preparem o capuccino, a poltrona e… GET READY?! SHOW TIME!

         ★ O PRÓLOGO:

Tudo começou com o grande receio do famoso, Yang Hyun-suk – Papa YG para os íntimos. Que é CEO da grande empresa de entretenimento coreano, YG. O receio de Yang, era que não estreava um grupo masculino de música pop coreana, que é mais conhecido como K-Pop, há 8 anos! O seu último grupo masculino a estrear foi, o mega sucesso atual, BigBang. Após pensar nessa situação, YG teve a brilhante ideia de estrear um novo grupo.

21

Yang Hyun-suk, CEO atual da YG Entertainment.

Porém, tudo tem um “porém/but/mas” nessa vida. Esse grupo só iria estrear através de um programa de sobrevivência. O que isso quer dizer? Isso significa que eles iriam ter que passar um por um reality show, onde o público, YG e seus artistas iriam escolher o time vencedor. E a equipe vencedora, teria o direito de estrear. A tarefa não seria fácil para esses possíveis candidatos. Por volta de maio, do ano de 2013 a mídia coreana já publicava e se aquecia para esse programa de sobrevivência. Owsen, Naver, StarNews… Tudo que é portal de astros comentava sobre esse programa. “Como que seria a estrutura dessa programa? Esse projeto irá dar certo? Será que vão conquistar o público? São artistas da YG, temos que ficar de olho.” 
O registro mais antigo que possuímos sobre as noticias desse programa, é datado no dia 21 de Junho de 2013. Que na verdade é uma nota à mídia coreana de YG. Ele apresentou todo o trabalho que estava tendo com esse novo grupo e programa. Confira um trecho:

"Existem dois grupos em preparação na YG Entertainment, e porque ainda não temos um nome oficial para eles, eu vou chamá-los de Grupos A e B. [...] Vou deixar o r-esto do plano para o público ver/fazer completamente depois. Para isso, foi grava-do um reality show de sobrevivência, durante dia e noite. Ele irá mostrar a cena de uma batalha feroz entre os grupos A e B. [...] A estrutura é a seguinte: o grupo que ganha a maioria dos votos dos telespectadores podem fazer a estreia logo que o programa terminar. O grupo perdedor pode ser desfeito ou ocorrerá substituição de membros. Nada será previsível. [...] O programa pode parecer duro, mas esta é uma competição onde artistas profissionais não podem evitar neste campo. Este será um programa que retrata a realidade da maneira mais transparente. [...]"
 Retirado de nosso antigo fansite.

É galera, não iria ser tão fácil assim a estreia desse grupo. Havia toda uma equipe por trás disso. Tanto equipes de sites, entretenimento televisivos e telefonia móvel estavam no meio desse projeto. O investimento era alto. Só que isso não diminuía todo o trabalho destes dois grupos. Eram anos de treinamento que seriam postos a prova em poucas semanas.

        ★ O COMEÇO: W.I.N. -WHO IS NEXT?

thumb

E finalmente, no dia 23 de Agosto, o programa foi ao ar, em um dos maiores canais privados da Coreia, a Mnet, realizadora de uma das maiores premiações da asia, MAMA (Mnet Asian Music Awards).  O programa virou assunto, e motivo de espera por cada sexta-feira durante 10 semanas, dos fãs de música coreana e telespectadores da Coreia do Sul.

O primeiro episódio deu um baita susto nestas duas equipes, que treinavam para estrear. Eles foram pegos complemente de surpresa. Porém, nas semanas seguintes, eles conseguiram entender que estavam em uma disputa pelos seus sonhos, pela sua estreia. A mídia coreana mencionava esse programa de reality, uma luta, mas não apenas uma luta qualquer… E sim uma luta FEROZ! E eles não estavam exagerando…

O programa ficou no ar entre 23 de Agosto e 24 de Outubro de 2013. A equipe vencedora foi o Team A, que hoje é o Winner. Team B acabou voltando para as salas de prática e foi ai que se iniciou a sofrência de todos os fãs de Team B/iKON.

Nota¹: Team A também era para ter 6 membros, porém, esse sexto membro saiu. Quem é esse cara? É o Teddie Lee. Hoje é um rapper, e vive promovendo seu trabalho em sua pagina no facebook, twitter e instagram
Nota²: Para quem quiser conhecer melhor a equipe vencedora, recomendamos as fanbases; Winner Brasil Fans e Winner Brazil, que fazem um ótimo trabalho. Para quem quiser assistir o programa, disponibilizamos os nossos links na área de Fansub do site.

Vamos voltar, e falar um pouco sobre a trajetória do Team B pelo programa.

Team B foi um grupo muito elogiado por todos e a visão que o público tinha deles era de “a próxima grande coisa“, “um BigBang, mas não uma cópia“. Eles surpreendiam a todos com suas apresentações, principalmente nas coreografias, que acabou sendo comparado algumas vezes com grupos já estreados. O seu nome, seus membros eram tendências em sites importantes como Naver, e até mesmo no twitter. A euforia que era causada por esses integrantes não era pouca coisa. Agora, próximo ao debut, sob o nome iKON, Team B não é muito mencionado como “Rookie Monster”, e sim “Aqueles que possuem um fandom monstruoso“.

A youtuber e intercambista Larissa Coutinho, chegou a comentar um pouco sobre eles aqui

1385184_152488214962004_1175570821_n

Fanmeeting do programa WIN – Who Is Next, que reuniu os fãs do Team B e Team A.

A trajetória do Team B foi muito dura e estressante durante o programa. Mas todos conseguiram se manter firme graças aos seus esforços e união. Um dos momentos mais desesperador do programa, foi quando houve uma discussão entre JunHoe e DongHyuk. E claro… que foi uma pegadinha para o mais velho, que andava muito estressado naquela época.

Outro momento muito preocupante, que levou o trabalho da equipe ao limite, foi quando YG fez com que eles refizessem todo o seu trabalho para a segunda rodada de Batalhas. Hanbin como produtor da equipe, ficou muito estressado por isso. A qualidade musical e a performance não estavam o satisfazendo. E como líder, ele abala toda uma equipe e a influencia. Este episódio acabou deixando todos os membros do time muito tensos. Confira um trecho:

Foi desesperador estes episódio, mas conseguiu mostrar que eles conseguiriam passar por tudo aquilo juntos, e que não haveria mal que pudesse separa-los ou destruí-los, mesmo com a declaração de YG, que poderia desmembrar o Team B ao termino do programa.

Isso nós faz lembrar de algo muito especial: Como todos sabem, Team B tem um grito de guerra – Get Ready?! Show Time!, mas e o seu lema? O seu lema é “Lealdade e Irmandade“. Lema que muito fã de Team B leva consigo durante estes dois anos. Esse lema também é carregado em forma fisica, em forma de um anel, que todos os membros levam consigo.

1462967_1419977261565696_687537316_n
Depois de um tempo, esses anéis foram entregues ao rapper do WINNER, SeungHoon, que carregou o sonho de estreia dos meninos durante um bom tempo. Logo em seguida, eles trocaram o estilo dos anéis, porquê alguns dos membros viviam o perdendo, e tinham que comprar um novo conjunto novamente. Mas isso é só uma maneira de representar a fraternidade entre eles. Se formos contar realmente, Team B, a sua formação já existe há 5 anos. Não é mais algo físico, treinos, grupo que os ligam, e sim a ligação que tem como irmãos entre eles.

YunHyeong e seus amigos.

YunHyeong e seus amigos.

Falando em ligação, não podemos deixar de comentar a ligação entre eles e sua família naquela época. Como sabem, trainees quando entrem em alguma agência, se limitam de muitas coisas, que iremos resumir em: uma vida normal. Junhoe, por exemplo, largou os estudos para poder dedicar mais tempo ao treinamento, que iria leva-lo longe. Muitos estavam distantes de seus lares, como JinHwan, que morava longe de sua família, que fica em Jeju; Hanbin, que mesmo morando perto do escritório da YG, dava boa parte do seu tempo ao treinamento; Bobby, aquele que sua família toda vive nos Estados Unidos.

Não vamos nos aprofundar muito neste assunto por agora… Vamos focar na época WIN – WHO IS NEXT, onde DongHyuk foi visitar o seu pai. Um dos momentos mais marcantes na memória dos fãs de Team B. Confira:

O pai do DongHyuk morreu quando ele tinha apenas 8 anos, e durante o WIN, ele não pode fazer suas devidas cerimonias presenciais durante 1 ano. Ele havia prometido ao seu pai, que quando voltasse, iria lhe entregar seu álbum de estréia. Algo que não foi possível ser feito… Por enquanto, é claro, porquê todo o seu trabalho duro será recompensado em breve, DongDong. 😉

Um dos fatos, que é marcante para os fãs de Team B em relação a família também, é a distância física de Bobby e sua mãe, que vive do outro lado do mundo, nos Estamos Unidos, desde quando se juntou a YG Entertainment.

 

Hanbin e sua irmã, no photobook de WIN.

Hanbin e sua irmã, no photobook de WIN.

Já mencionamos os dois principais fatos familiares apresentados no WIN, porém, não podemos deixar de mencionar o do Hanbin. Que possue uma irmã mais nova, Hanbyul, e a mesma lhe disse, quando visitou Hanbin na sala de treinamento da YG: “Hanbin tem que ser o vencedor”. Foi algo que abalou muito B.I, e a galera que acompanhava sua história. Sua mãe também o perguntou no momento, quando que voltaria para casa, e ele disse que voltaria assim que ganhasse.

Como vocês notaram, a história do Team B até o momento foi cheia de altos e baixos, sempre chegando ao clímax das situações.

Larga o capuccino agora, e já prepara o lenço. A performance final! 

‘CLIMAX’ é a canção composta pelo Team B, na última missão dada pelo YG a eles. Essa música representa toda sua jornada de debut, toda sua história, todo seu caminho e sacrifícios. Ela foi nomeada por Bobby, ele disse que queria algo grande, que movesse as pessoas, algo sério, onde pudesse contar suas histórias nela. JinHwan ficou muito assustado, por que era um grande desafio. Os integrantes lembraram da missão que tiveram que refazer, e tinham medo disso. No final, a composição da música deu tudo certo, e apesar de tudo, eles amam muito esta música.

‘CLIMAX’, não foi apenas uma música marcante para todos nós, e sim a marca e o que representava o Team B na industria musical coreana. As músicas apresentadas na Batalha Final foram lançadas oficialmente, através de diversos portais de música, inclusive no iTunes. 1385976_156239501253542_1818266866_n

“Just Another Boy” e “Climax” foram liberadas no dia 28 de Outubro. Quatro dias após a Batalha Final.

Logo após esse lançamento, as músicas do Team B, ficaram no topo ou pelo menos presentes, em diversos charts de diversos países.  Em determinados momentos, esse single liderava e vagava sozinho pelos charts, sem apoio de seus parceiros de lançamento. A dimensão do sucesso era enorme, comparado para um grupo que não havia estreado e não tinha previsão para que isso acontecesse. Para vocês terem uma noção, entre Outubro e Novembro, segundo os dados da Gaon, Team B conseguiu vender mais de 75 mil ‘unidades digitais’ de seu único single. Wow, fantastic baby! Não tardou para que a música e eles fossem requisitados em diversas situações e momentos, por exemplo em karaokês(123). Nos karaokês, lugar de diversão de todo bom asiático, Climax, foi o primeiro single dos famosos trainees da YG Entertainment a entrar na lista de músicas. <3

maxresdefault

Team B não apenas conquistou a todos por sua história triste e CLIMAX, e sim por todo o seu carisma também. Fica difícil dizer um momento de que tenhamos overdose de carisma com eles, por que são a maioria dos momentos. Então vamos deixar um vídeo aqui simplório, e recomendamos que assista WIN para conferir todos esses momentos incríveis de alegria e carisma transbordante. 😀

Nota³: Just Another Boy é uma música de Teddy, e tanto Team A e Team B, tiveram que trabalhar em cima dela. Essa música iria para o BigBang, anteriormente. 

Fãs japonesas nos shows da YG Family Concert.

Fãs japonesas nos shoes da YG Family Concert.

971363_1475270942702994_4419926171084185172_n

Fãs japonesas nos shows da YG Family Concert.

E por ai termina o WIN, com muita história e muita sofrência… Sofrência durante o programa, porquê a sofrência dos fãs do grupo tinha acabado de começar. Imagina, seu grupo favorito, simplesmente sumir do mapa. Foi isso que aconteceu com a galera fã do Team B na época, e não podíamos fazer nada sobre isso. YG proibiu que qualquer e todo tipo de informação do Team B pós-WIN fosse divulgada, e se isso acontecesse, o grupo não iria estrear mais. Toda a comunidade de fãs dos garotos começou a agir para defende-los. Pediam para delatar vídeos, deletar fotos que foram divulgadas após aquela época. Foi quase uma ditadura TeamB-litar. Pouquíssimas pessoas tinham acesso a esses dados, como por exemplo as WatermelonsWatermelons, é uma sub-classe do famoso nome – não oficial – de fandom do Team B, B-Golds. Watermelons, tecnicamente, são os fãs que trabalham e divulgam o grupo: donos de fanbase, fansites, fanpages, subbers e etc. Resumindo: a galerinha da iKON Brazil é tudo Watermelon. 😀

Só que a comunidade B-Gold/Watermelon, não iria deixar barato para Yang Hyun-suk.

  ★ THE MONSTER FANDOM –  B-Golds&Watermelons #FIGHTING
971286_1419997121563710_988718088_n

A mídia coreana, os fãs, todos queriam saber… Qual será o destino de Team B? YG havia proibido qualquer divulgação de informações do Team B na época. Porém, Yang Hyun-suk achou que iria sair barato? Tudo que era projeto, tudo que era tipo de ideia foi utilizada pela comunidade internacional do Team B. Eram projetos lindos, significativos e que representavam toda uma comunidade por trás dela. A força que o fandom teve que manter naquela época, pelos garotos e por nós, explica muito bem como somos hoje.

E vocês acham que o Brasil ficou de fora dessa onda de apoio? Não, nós também marcamos presença naquela época conturbada para todo um fandom e para os garotos. Graças a Maria Karolina, da K-POP LIFES, a comunidade brasileira de fãs do Team B, enviou uma bandeira cheia de mensagens carinhosas e de apoio para os garotos.

600646_1432523890311033_733400268_nMais fotos em 12345

Eles lutaram, e nós lutamos por eles! Solicitávamos em tudo que é portal e rede social uma posição de YG. Um dos projetos mais memoráveis do fandom internacional, são os ‘trendings de toda sexta-feira’. O que foi isso? Toda sexta-feira, desde o dia da Batalha Final – que aconteceu no dia 24 de Outubro em uma sexta-feira – levantávamos uma hashtag no twitter que representava o amor pelo time, o que gostaríamos de dizer a eles e a vontade de um posicionamento de YG. Era impecável, toda sexta-feira, se você entrasse no twitter, encontraria uma tag destinada ao Team B. Foram semanas e meses onde um fandom inteiro, se dedicava e movia em um único projeto.

#AlwaysTeamB
#DearTeamB
#D100StillTeamB
#Happy1YearTeamB
#TeamBisLoved
#D200StillTeamB

Essas são algumas, de várias, tags que temos registro

Não demorou muito para que Yang Hyun-suk notasse o interesse enorme pelo grupo, que vinha de todos os cantos, e começou a incluir eles em seus projetos, como por exemplo, o YG Family Concert. Confira trecho da apresentação de Team B:

Aos poucos, Yang Hyun-suk, foi liberando Team B de sua cova. Liberou eles para festivais de música, permitiu que participassem do concerto da agência, participar de alguns programas de músicas(que é assunto para outro post, he, he, he!). Algumas informações vazavam aqui, outras surgiam ali. E a cada atualização era uma euforia e surpresa gostosa de todo uma comunidade internacional, que fala a mesma linguá, que é Team B.

Então… That’s all folks, por enquanto! Ha, ha, ha! Esperamos que tenham gostado deste especial. Em breve faremos um segundo especial sobre o Mix & Match. Mais uma vez: Esperamos que tenham gostado e queiram mais…. Porque o CLIMAX do iKON ainda não chegou.
tumblr_nj1ozaF1961u2bccxo1_500

 

[Cafe At Home, é a cafeteria da mãe do JinHwan. Esse é o mesmo local onde JinHwan, Bobby e B.I. foram ter uma pequena férias do “WIN: Who Is Next”. Fica localizada em JeJu.] 

Texto e Edição por: ~Gui (iKON Brazil)

Equipe iKON Brazil

 

Post escrito por Igor