[ENTREVISTA] B.I, BOBBY, JINHWAN & YUNHYEONG PARA A REVISTA DAZED – EDIÇÃO DE MAIO

11 de novembro 2016 Entrevistas Por Angel

ikon-bobby-jinhwan-yunhyeong-b-i

 

Entrevistador: Como foi fazer um photoshoot de madrugada? ( O photoshoot foi feito as 4 a.m)

Yunhyeong: Foi bem legal. Um conceito bem diferente.

Jinhwan: É a primeira vez que apenas 4 de nós está fazendo o photoshoot. A maquiagem, roupas, cabelos, são bem diferentes do que nós estamos acostumados, por isso, foi divertido e estranho, mas foi uma boa experiencia.

B.I: Isso tudo não foi possível graças a Dazed?

 

Entrevistador: Como esperado de um líder, você me deu a resposta que eu queria. Vocês debutaram em Setembro de 2015 e já se passaram 6 meses. Vocês ganharam o prêmio de Rookie do Ano e o fandom de vocês tem crescido na Coreia. Como vocês se sentem?

B.I: Eu recebi os prêmio com o pensamento de que deveria me esforçar mais. Desde o debut eu não me senti 100% satisfeito nenhuma vez.

Em que aspecto?

B.I: Nós precisamos continuar evoluindo, para podermos atingir as expectativas que temos nas nossas mentes.  Essa é a hora de se aproximar disso.

Bobby: Eu penso o mesmo. Seja em programas, no palco ou se promovendo ei consigo nos ver crescendo/evoluindo.  Mas ainda nós falta algumas coisas.

B.I: Eu vejo o momento como uma oportunidade para nós melhorarmos nossas habilidades, mentalidade e conseguirmos superar as partes que estamos insatisfeitos.

 

Entrevistador: Mesmo sendo rookies, o fato de vocês terem bastante fãs no exterior é incrível. Vocês performaram para 150,000 pessoas no Japão e o álbum japonês de vocês ficou em 4° nos charts da Oricon. Além disso, vocês tem uma turnê na China a caminho. iKON definitivamente está ganhando reconhecimento como um ícone da “Onda Hallyu” da nova geração.

B.I: Eu estou muito grato e somos muito sortudos, mas eu ainda tenho algumas dúvidas/preocupações. Os nossos “fãs domésticos” (Fãs mais próximos e dedicados) são nossos fãs provavelmente por causa dos nossos programas de sobrevivência, então eles conseguiram nos conhecer melhor e sentem como se tivessem nos criado e se sentem muito ligados a nós.

Bobby:  Eu sou grato que nossos fãs estrangeiros nos dão amor, apesar da barreira do idioma e da cultura. Nós também gostamos de artistas estrangeiros, então é muito legal pensar que podemos nos tornar como eles.

Yunhyeong: É engraçado como na Coreia, a maioria dos nossos fãs são adolescentes. Mas no Japão temos fãs jovens, e também pessoas que já tem seus cabelos brancos. Eu acho que o sentimento é diferente…Há alguns fãs que são como se fossem nossos familiares.

 

Entrevistador: O que vocês acham do avanço de vocês na China?

Jinhwan: Claro que queremos muito ser famosos na China. Queremos ter bastante popularidade em qualquer país. Eu vou dar o meu melhor em qualquer performance.

B.I: Eu estou estudando o idioma.

 

Entrevistador: Vocês conseguiram até os charts da Billboard no ano passado, vocês entraram no chart de “Top 5 – Artistas de K-POP” Quando vocês pretendem se estender até a America?

B.I: Eu também tenho essa ambição. Nós queremos conquistar o mundo inteiro. Da Africa a todos os países.

 

Entrevistador: Qual é a arma do iKON no exterior?

B.I: Primeiro, nós temos muita ambição e desejo de alcançar o sucesso.

 

Entrevistador: É só ter ambição?

Bobby: Nós não sabemos o porque nossos fãs nos amam tanto.

Yunhyeong: Ao invés de agirmos como celebridades, nos gostamos de passar o sentimento de “seu amigo do bairro.”. Acho que esse é o motivo…

B.I: Somos como amigos? Somos acessíveis?

 

Entrevistador: Se vocês pudessem definir a música do iKON em uma palavra, qual seria? Porque parece que vocês 7 gostam de estilos distintos. 

B.I: Os estilos que gostamos individualmente são diferentes. Então tentamos ter consideração (com o gosto uns dos outros). Porque a música que fazemos como um grupo, é diferente da música que poderemos fazer individualmente. Quando trabalhamos como um time, viramos um. E se algum dia algum de nós, conseguir a oportunidade de fazer um solo, ele poderá mostrar mais do seu estilo individual.

Jinhwan: Eu vejo isso como uma força a mais, e não como uma fraqueza. Se a música que nós fazemos como iKON e que fazemos individualmente fosse a mesma não haveria nenhuma individualidade quando lançássemos um álbum solo. Porque a música que gostamos e queremos fazer individualmente é diferente, nós juntamos as melhores partes de cada um e criamos a existência do iKON.

 

Entrevistador: Então qual é o estilo da música do iKON como um time? Podemos dizer que a base de tudo é o Hip Hop?

B.I: Nossa base é o Hip-Hop, mas queremos explorar muitos gêneros. Estamos no palco buscando por coisas novas, mas sem abandonar o Hip-Hop.

 

Entrevistador: Então é absolutamente necessário que você componha as letras. Onde você encontra inspiração?

B.I: Quando eu tenho forças para compor, eu encontro inspiração em conversas ou nas minhas próprias experiências.

Bobby: Eu recebo inspiração dos dramas que eu assisto. Nas cenas que os personagens estão apelando pelo amor um do outro. As vezes eu fico inspirado por esses momentos e escrevo o que sinto e depois junto tudo e sai uma letra. Nem sempre eu sou inspirado por coisas especiais, eu também recebo inspiração por coisas comuns do dia a dia.

Jinhwan: Todas as letras do Bobby refletem bem ele. Talvez porque ele se expressa e conta uma história através de sua experiências. *risos*

 

Entrevistador: É difícil criar algo que reflita você mesmo, Você precisa de um personagem para fazer isso acontecer. Vocês tem muitos sunbaes na YG. Quais deles inspiram vocês?

 B.I: A maioria deles são muito confiáveis e confiante, então aprendemos muito só de observa-los. Mas nossos sunbaes não querem que sigamos exatamente a mesma estrada que eles. Então, eu quero ir em uma direção completamente oposta e encontra-los no mesmo lugar.

Bobby: Nossos sunbaes tem muitas conquistas. Pensamos o que devemos fazer para conseguir isso também, e nos sentimos um pouco pressionados. Mas também nos sentimos inspirados a nos esforçarmos ainda mais.

Jinhwan: Desde muito novo eu gostava muito do Danny-hyung do 1TYM. E como BIGBANG era o melhor quando eu estava na escola, eu realmente gostava deles também. *risos* Eu fui muito influenciado e inspirado por eles.

Yunhyeong: Eu aprendi muito fazendo a performance de abertura do show do BIGBANG. Eu aprendi o que fazer para animar os fãs e como ser legal.

 

Entrevistador: Vocês moram juntos, então  devem conhecer os pros e contras um dos outros muito bem.

Yunhyeong: Eu acho que como time, nossa vantagem é que nunca brigamos.

 

Entrevistador: Porque vocês não se importam uns com os outros?

*Todos membros riem*

Yunhyeong: Há aqueles que atiram (são mais esquentados) e aqueles que recebem isso bem (são mais calmos), então isso gera um equilíbrio. E fora isso há aqueles que são os moderadores e sempre sabem o que dizer.

 

Entrevistador: Quem é o moderador?

Yunhyeong: Provavelmente o Jinhwan.

B.I: Mas eu sou dos que “atira”.

Yunhyeong: Bobby e B.I são do tipo que “atiram” e o Donghyuk é do tipo que recebe muito bem.

Jinhwan: Os tipos sanguíneos dos nossos membros são O e A. E esses tipos sanguíneos tem muita compatibilidade.

 

Entrevistador: Verdade, eu concordo.

B.I: Temos forças diferentes…? No caso do Yunhyeong, ele entende as coisas facilmente. Quando ele entende os sentimentos, ele busca se esforçar ainda mais rapidamente. Uma fraqueza, não ter uma fraqueza, é uma fraqueza. No caso do Jinhwanm não ter uma vantagem, é a vantagem dele. *risos* Ah, ele tem muito interesse em idiomas, então ele nos ajuda quando vamos ao Japão ou a China. Entre os membros alguns são ruins com estudos, por exemplo, o Bobby-hyung.

Bobby: Eu sou bom nos estudos! *risos* Diferente do que parece, o apelido do Jinhwan é “pequeno gigante” por causa do sua grande confiança em si mesmo. Em qualquer situação, ele tem energia para ser ousado. Muitas vezes eu sigo isso.

Yunhyeong: Sempre que você está nervoso e precisa de uma “injeção de animo” você pode contar com as palavras do Jinhwan.

B.I: É porque ele é o mais velho.

Bobby: Verdade, verdade.

B.I: A fraqueza dele é que ele é muito temperamental. *risos*

Jinhwan: Eles dizem isso sempre que damos alguma entrevista. *risos*  Ultimamente eu não estou sendo temperamental.

B.I: Bom, ultimamente ele tem sido… Devo dizer “alto”? Agora ele elogia as forças dos dongsaengs dele.

Jinhwan: Bobby é muito animado. Quando as coisas focam estranhas, ele é o primeiro a tomar iniciativa (para animar os outros)

Yunhyeong: Quando o Bobby está de bom humor em um show, o show ocorre bem.

Bobby: *risos*

Jinhwan: Quando ele está mal, todos nós ficamos mal. A energia dele é enraizada em nós desse jeito.

 

Entrevistador: Ele é a energia da casa. Como é o B.I como líder? Já que ele é mais novo, mas ainda assim é o líder?

Yunhyeong: Eu sempre penso nele como um dongsaeng, mas quando estamos na sala de prático, eu não penso nele assim nunca.

Bobby: O motivo de nós não percebemos a idade dele é que ele é muito democrático. Sempre precisarmos nos ater muito aos papeis de hyungs e dongsaengs, nós decidimos a maioria das coisas no “pedra, papel, tesoura.” Se você perde, mesmo que você seja mais velho, você tem que fazer.

Jinhwan:O B.I tem completa influencia sobre todos. Eu acho que ele é o líder dos sonhos.

Bobby: Uma coisa que pode ser um mal entendido, é que as pessoas podem o ver como um ditador.

Jinhwan: Mas não é assim. Ele é objetivo.

Bobby: Ele é objetivo e direto.

Jinhwan: Diferente do que parece, ele tem um coração cálido e é bem emotivo.

 

Entrevistador: Nos dias atuais, é normal para os grupos, os membros terem atividades individuais. Assim como você (Bobby) foi ao Infinite Challenge, há alguma área que vocês desejam se aventurar?

B.I: Eu quero continuar fazendo música e performando. Mas não sabemos o que pode acontecer daqui para frente. Mas podemos encontrar algo interessante no caminho *risos*

Bobby: A coisa mais divertida que eu fiz a minha vida toda foi música. E eu quero continuar fazendo isso. Mas se aparecer uma oportunidade, talvez um comercial…?

B.I: Eu concordo com o comercial. Já que a partir do momento que nossos rostos ficarem mais conhecidos pelo público, poderemos tter ainda mais ambições.

Jinhwan: Eu ainda…

B.I: Jinhwan-hyung quer atuar!

Yunhyeong: Ele realmente quer!

Jinhwan: Porque o meu visual (aparência) não ajuda, esse meu sonho meio que morreu. Por enquanto, minha única ambição é a música. Um dia eu espero lançar um álbum solo. Eu quero fazer o tipo de música que eu gosto.

B.I: E você Yunhyeong? Você é uma estrela de comerciais?

Yunhyeong: Eu quero atuar mais para frente. E eu vou me esforçar bastante, se um programa de variedades me convidar.

 

Entrevistador: Essa pergunta foi um pedido das noonas. Qual é o tipo ideal de vocês? A versão mais atualizada, por favor.

B.I: Eu não tenho um tipo ideal especifico. Eu prefiro focar mais no sentimento e na personalidade do que na aparência. Eu gosto de alguém com um olhar encantador. Alguém único *risos*

Jinhwan: Até hoje as pessoas pelas quais eu me apaixonei, eram diferentes do meu tipo ideal. Geralmente, alguém com um coração bom.

Yunhyeong: Antes era alguém que pudesse me liderar/ensinar. Atualmente eu mudei para alguém intelectual/inteligente. Eu quero alguém com quem eu possa aprender.

Bobby: Diferente do Yunhyeong, eu quero alguém que eu possa “líderar” e que queira aprender muito comigo.

B.I: Dar e receber?

 

Entrevistador: Parece que vocês estão descrevendo alguém simpático. Noonas não são as únicas enviando amor ao iKON.  A industria da moda amam vocês também. Vocês estão indo muito bem no mundo fashion. Especialmente o Bobby, que é o número um na lista de convites da industria moda.

Bobby: Uau! É a primeira vez que eu ouço isso.

Yunhyeong: Isso não faz sentido, porque o Bobby sempre usa as calças caindo.

Bobby: O que é isso assim do nada? *risos*

Jinhwan: Muitas coisas aleatórias combinam com o Bobby.

Bobby: É porque os meus traços são comuns. A cor branco é como um quadro de escrever.

Yunhyeong: Ele possa muito bem. Os movimentos dele para os photoshoots das revistas são incríveis.

 

Entrevistador: Honestamente, quem tem o gosto menos sofisticado? Para música e para moda.

Bobby: O B.I tem o estilo mais ousado de todos nós. E isso funciona para ele. Eu prefiro um estilo mais urbano e casual do que um muito chamativo. Ao invés de camisas normais, eu gosto de casacos e camisetas.

Yunhyeong: Completamente diferente, eu gosto de um estilo mais elegante. Porque meus traços são fortes. Eu gosto de ternos que não sejam muito chamativos. Um estilo básico. *risos*

Jinhwan: Está todo mundo falando ao mesmo tempo. Eu gosto de um estilo elegante, mas ás vezes eu muda para algo mais casual.

B.I: Mais do que tentar me encaixar em algum estilo da moda, eu só uso o que eu quero, sem me preocupar. Eu gosto mais de sapatos do que de roupas, então para eles eu tenho minhas marcas favoritas.

 

Entrevistador: Nós estamos avançado cada vez mais na era digital e podemos trocar informações cada vez mais rápido. O que vocês acham disso?

B.I: Isso é triste.

Bobby: Por que? Eu gosto…

B.I: Há alguns pontos positivos, mas eu gosto mais do “sentimento analógico”

 

Entrevistador: Isso é bem respeitável. A maioria das pessoas nascidas nos anos 90 preferem o digital.

B.I: Há muitos pontos convenientes da tecnologia, mas onde quer que você vá, as pessoas estão sempre olhando para os seus celulares. É triste de se ver. É ainda mais triste quando eu me vejo olhando para o meu celular no espelho.

Jinhwan: Você olha para o seu celular, mais do que qualquer um.

B.I: Isso é triste.

 

Entrevistador: Bobby você disse que gosta?

Bobby: Sim, porque torna as comunicações bem mais confortáveis. Apenas com alguns dígitos, eu consigo saber o que o meu amigo nos EUA está fazendo e até consigo fazer uma chamada em vídeo com ele. Geralmente eu não compro revistas, mas eu gosto em como podemos lê-las na internet facilmente.

Jinhwan: Mesmo que seja conveniente, não há só lados positivos.

Yunhyeong: Tem suas vantagens, mas tem suas desvantagens…

Bobby: É bom ou é ruim? *risos*

 

Entrevistador: Quem são considerados ícones para vocês?

B.I: Não na música, mas meus ícones na vida são: Napoleão, Mozart, Yi Sun-sin e Jang Geun

Bobby: O que eles tem em comum?

B.I: Suas crenças em ideais.

Jinhwan: Kim Hyunsik sunbaenim. Ele tem músicas muito boas e eu consigo sentir seu amor pela arte. Eu respeito ele.

Bobby: Para mim, mais importante do que viver uma vida luxuosa, eu quero viver uma vida feliz. Meu pai tem uma vida bem feliz, então eu desejo viver como ele.

Yunhyeong: Através do meu crescimento e evolução, eu quero me tornar um ícone que será inspiração para muitos.

 

Entrevistador: Já que é o aniversário de 8 anos da DAZED… O que vocês desejam estar fazendo daqui 8 anos?

B.I: Nós provavelmente estaremos no exercito *risos*

Jinhwan: Teremos que ir para o exercito.

Yunhyeong: Mesmo quando estivermos mais velhos seremos como somos agora. Fazendo piadas assim como fazemos agora.

B.I: Nós seremos os melhores.

Jinhwan: Espero que sejamos os melhores na Coreia.

 

 

____

Fonte: DAZED

Trad KR-ENG: _konic

Trad ENG-PT: Angel

Equipe iKON Brazil

Não retire sem os devidos créditos

Post escrito por Angel