[ENTREVISTA | 27.04.17] YGEX CEO, Watanabe Yoshimi fala sobre a próxima geração da YG depois de BIGBANG — Resaltando que pretentem seguir o legado de poder com turnês dos seus artistas.

22 de julho 2017 Entrevistas, Notícias Por Angel

f58f5b63b78b42

Para a geração adulta, ela (CEO) disse que a YG planeja criar uma ampla váriedade de artistas, para que as pessoas possam desfrutar a música da YG independente da idade. Primeiramente, aqueles que herdaram o “DNA” do BIGBANG são os 7 membros do iKON. Eles tem o estilo clássico da YG com uma aura de bad boy e uma mente baseada no hip hop. Enquanto isso, aqueles que os fãs dizem com provocações dizendo que os trato como favoritos é o WINNER por causa da minha preferencia em suas atividades japonesas. Originalmente, WINNER debutou depois de ganharem o programa que o YG planejou para encontrar os “sucessores de BIGBANG”. Os fãs sabem que atualmente, em termos de número de participantes nos concertos no Japão, as coisas foram revertidas. No entanto, Watanabe não está preocupada e diz “isso já é algo que foi levado em conta e na verdade estamos fazendo isso de propósito”.
A razão que Watanabe dá para isso é: “O som principal estabelecido pela YG é aquele que prioriza o grupo sentir e ficar animado. O iKON é um grupo que pode fazer isso e eles receberam muita popularidade. Por outro lado, na cena musical do Japão, incluindo fãs adultos, também há uma necessidade para os artistas que podem fornecer música que os fãs possam “escutar” e absorver. Por isso, eles evitaram deliberadamente a estratégia de ter o WINNER trazendo fãs para concertos de Dome e continuará o estilo de construir constantemente fãs através de apresentações em salas regionais a partir de agora.
“Quando eles (um artista) se tornaram uma existência conhecida amplamente em todos os cantos do país, podemos obter apoio para eles a longo prazo, por 10 e 20 anos. O WINNER é um artista que pode facilmente ocupar o 1º lugar no Gráficos de música na Coréia, mas a música deles é o estilo da música (que você só pode escutar atentamente e mergulhar) que os fãs japoneses preferem, então no Japão, eu quero que eles vão ao redor das diferentes regiões do país e tenham atividades por muito tempo”.

Entrevistador: Parece ser o 10° aniversário da YGEx (YG Japão) em 2017.
Watanabe: Obrigada. Porque nossa compania é sustentada pelo BIGBANG de um jeito ou de outro *risos* Claro que BIGBANG irá retornar para preencher as obrigações. Eu quero muito trabalhar com BIGBANG novamente e espero que em breve também WINNER e iKON que estamos tentando desenvolver como artistas da próxima geração ao mesmo tempo.

Entrevistador: iKON teve um tempo díficil antes de debutar, certo?
Watanabe: iKON recebeu uma resposta tremenda. É díficil para novatos conseguirem se mostrar para o mundo. Eles recebem apoio dos fãs e já estão numa arena no ano de debut. E como eles fazem shows duas vezes ao dia, eu acho que eles vendem numa velocidade incrível.

Entrevistador: Eles fazem DOIS shows por dia? Uau! Isso é incrível!
Watanabe: iKON veio de um programa de sobrevivência que o YG criou chamado WIN:Who’s Next. Mas WINNER debutou primeiro. Nessa época iKON perdeu e voltou a ser treinee. Sendo derrotados em uma fase que abalou tanto o Japão quanto a China. Por outro lado, WINNER fez um debut espetacular.
Em outras palavras, eu acho que eles são muito fortes, eles experimentaram a frustração de perderem com seu debut próximo, eu penso que o poder deles é enorme, e parece ter sido transmitido aos clientes. Os fãs que apoiam o grupo que perdeu também tem um poder enorme assim como os membros. Então eu acho que o poder de ambos que levou iKON tão longe.

Entrevistador: O poder de um ser humano que já passou por algo ruim é incrível.
Watanabe: Sim. Eles já estão muito felizes de estarem no palco, então isso não pode ser evitado. Eu acho que as pessoas que conseguem debutar mais cedo e não passaram por isso não entendem ou apreciam o suficiente (o fato de terem debutado), mas como eles sofreram para chegar onde estão, para eles é legal fazer essas coisas e eles sempre fazem dando o melhor de si.

Entrevistador: Isso é bem duro/cruel. *risos*
Watanabe: É muito barulhento (risos). De qualquer forma, eles tem a oportunidade de vir ao Japão, serem entrevistados, estarem no palco no Japão e falarem em japonês, todos já estão muito satisfeitos com isso. Os artistas atuais coreanos podem andar metade do caminho que BIGBANG e TVXQ trabalharam extremamente duro para conseguir. Então os novatos podem subir no palco um pouco mais confortavelmente, mas como o iKON experimentou chegar ao fundo do poço, eles são extremamente gratos por poderem trabalhar. Eles estão fazendo a Arena Tour com esse tipo de sentimento, então a audiencia que os assistiu ao vivo uma vez, desejou assisti-los mais, então as performances extras continuaram e finalmente acababaram (Abril 2017). Eles estão nessa turnê desde Fevereiro de 2016. Eles estão fazendo desde feveiro e ainda fazem dois shows por dia. Eles performam duas vezes por dia como se isso fosse natural.
Assim como o BIGBANG eu não conseguia mais encontrar espaço vazio na agenda deles para marcar shows. Não é como se eles fosse artistas japoneses que podem ficar 365 dias no Japão. Não é que eles não tenham mais compromissos no Japão, e sim porque a staff nos impede de marcar mais shows. Então como podemos deixar nossos clientes felizes? Eu acho que eu tenho que me esforçar mais para pensar sobre isso. Porque temos que fazer isso com uma agenda limitada.

Entrevistador: WINNER pode se tornar poderosos com as adversidades.
Watanabe: WINNER aconteceu o oposto do iKON. O debut foi espetacular, mas agora as coisas não estão indo tão bem.

Entrevistador: A YG está crescendo muito bem com seus artistas, certo?
Watanabe: Apenas os grupos masculinos *risos* Mas há um grupo chamado BLACKPINK, elas ainda não debutaram no Japão, mas como elas foram trainees por 6 anos, elas foram bem treinadas e são muito fortes em seus visuais e habilidades. Elas são muito populares na Coreia e sua popularidade está crescendo na ásia também.

Entrevistador: Eu vi no MV que a habilidade de canto e dança delas é alta.
Watanabe: Elas são realmente legais. Quando eu as conheci elas eram como crianças adoráveis, mas no palco elas se tornam realmente legais. Elas são similares ao iKON. Elas demoraram vários anos para debutar, então estão prontas para performar com o sentimento de “Eu finalmente posso subir no palco.” As músicas delas também são boas, com músicas feitas pelo TEDDY, um produtor que também trabalha com o BIGBANG.

 

Fonte: http://www.musicman-net.com/focus/88.html

__

(TN: *YGEX é uma subsídiária de parceria da  AVEX com a YG Entertainment para a promoção e liberação de material de todos os artistas da agência no Japão.)

(TN: Essa entrevista saiu em Abril de 2017, mas só ganhou destaque agora após ser republicada em uma edição de 04 Julho de um periódico japonês)

 

Trans Jap> Eng: TeddyKrunk37 | rara_rai0n | BBKings5 

Tradução e Adaptação: Angel

Equipe iKON Brazil

Post escrito por Angel